quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Por meio de quais tecnologias esta presente o estudo da fisica na Copa?

Em uma cidade pequena no interior da Alemanha (Herzogenaurach com menos de 25 mil habitantes). E dificil imaginar que la esta o quartel general onde é criado o objeto de desejo de 11 a 10 jogadores do futebol mundial. As reformas no antigo quartel general e as novas construçoes tornaram esse local, uma nova cidade dentro de Herzogenaurach uma nova cidade. Pois bem, nessa cidade aonde se esconde o segredo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Poucas pessoas ja viram a nova bola q sera usada nessa Copa, entre os criadores da mesma, apenas 10 pessoas, e afirmam que a bola esta espetacular. O acesso a fabrica para o publico nao é permitido, apenas os engenheiros da fabrica tem a sorte de entrar ao laboratorio, aonde esta ocorrendo todo o desenvolvimento da bola da Copa. A tecnologia da bola esta sendo praticamente a mesma que foi usada no mundial porem, o qque diferenciara das outras, sera o design. Sao varios testes exigidos pela Fifa, para que seja aprovada e possa entrar em campo.  Todos os testes sao feitos mais vezes do que o necessario, tudo é mais rigido do que as regras impostas para que o carimbo de perfeiçao seja conquistado. Os trabalhos aparentemente sao simples, mas se nao derem resultado positivo, vai para o lixo um projeto que levou anos para ser concluido. desenvolver uma bola de copa do mundo leva até em torno de 4 anos, desde a ideia inicial até a produçao final. Mas a maior parte do tempo é gasta em testes, aonde entra a fisica. 

  • Quique da bola: quando a bola solta a 2 metros de altura, ela tem q quicar e subir pelo menos até 1,50m para testar que esta tudo certo.
  • Absorçao de agua: depois é preciso ter certeza que se cair um "temporal" no campo, o peso da bola nao vai ser alterado. Para isso, a bola é colocada em um aparelho onde a pressao na bola, é feita d todas as maneiras, para ver se a agua passa pelos globos colados e fica retida. O processo é repitido 300 vezes e a bola volta a balança para verificar com o peso de incio.
  • Circunferencia: é preciso ter certeza da circunferencia, que ela ira rolar redonda pelos gramados e de maneira perfeita. Outro teste longo é feito, a bola é girada em um aparelho 45 vezes, em todas as possiçoes possiveis para conferir se esta tudo certo. 
  • Resistencia: em uma maquina a bola é precionada e sai como um chute com o impacto de 50km/h bate numa tela de ferro e volta, sao 450 chutes mecanicos para ter certeza que a bola nao deforma e suporta o impacto constante de chutes e divididas durante o jogo. Do canhao de chutes, a bola vai para a maquina de "lavar louças" onde todas as partes dela, esta coberta com uma lixa, onde a bola fica girando 4 horas em atrito constante com a lixa, para garantir que no gramado durante um jogo o desenho nao seja apagado e que no fim dos 90 minutos a bola nao esteja feia. 

Para ter a melhor bola, é preciso testa-la varias e varias vezes, e como houve varias criticas sobre a Jabulani, os engenheiros querem asegurar que nossa nova bola, sera ainda melhor. Com isso, eles desenvolveram um robo, cujo sua funçao é chutar a bola quantas vezes for desejado, assim é possivel calcular todas as variaçoes possiveis e imaginaveis de velocidade, e de tudo que eles quiserem para conseguir a melhor bola para a Copa do Mundo. 

Agora é esperar, a bola ja esta pronta e o misterio vai chegar ao fim em Dezembro de 2013, quando acontece o sorteio dos grupos para a copa. Ai veremos a bola, mas o nome ja esta dado e sera: BRAZUCA.

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário